FLOR-BORBOLETA - Diário Botânico


Identificada inicialmente como Clerodendrum ugandese, com seu antigo nome a Flor Borboleta já nos falava do seu lugar de origem: as florestas tropicais do leste da África, na Uganda e no Quênia. De lá ela foi propagada como flor ornamental e recebeu diversos nomes populares, todos remetendo ao formato das suas flores, uma das suas características que mais chamam atenção. Hoje identificada como Rotheca myricoides, a flor borboleta é na realidade um arbusto perene, de textura semi-lenhosa e ramificada, entre 1,5 a 3 metros de altura.


Flor borboleta, Arbusto Borboleta, Borboleta-azul, "Butterfly Bush" são alguns dos seus nomes populares.

Pude observar que as flores desabrocham no verão e se estendem até o final do outono mas acredito que em alguns climas ela se prolongue ainda mais. As inflorescências são do tipo panícula (os ramos vão diminuindo da base para o vértice, assumindo uma forma cônica) e as flores apresentam ao todo cinco pétalas, quatro delas que vão do branco ao azul claro, e uma pétala azul arroxeada apontando para baixo. Os estames brancos ou azulados se arqueiam sobre essa última pétala que, além de lembrar o corpo de uma borboleta, serve de "plataforma de pouso" para polinizadores, principalmente abelhas, mamangavas e beija flores.

Depois da floração surgem frutos globulares e negros, prontos para serem colhidos no final do outono/começo do inverno.


Vejo nessa espécie uma simbologia interessante e até divertida em termos de formas aladas. Para quem está passando por mudanças ou quer evocar uma transformação, sinto que é uma planta para se ter por perto, trazendo uma mensagem de que as nossas metamorfoses são ascendentes, assim como o florescimento desta planta, e também podem ser feitas com graça, humor e reconhecimento.


FICHA BOTÂNICA


Flor borboleta, Borboleta azul, Arbusto borboleta

Nome científico: Rotheca myricoides

Família: Lamiaceae Categoria: Arbusto Clima: Tropical Úmido Origem: florestas tropicais africanas, entre a Uganda e o Quênia

Estrutura: Arbusto semi-lenhoso

Ciclo de vida: Perene

Polinizadores: abelhas, beija-flores, mamangavas

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo